POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO "PEIXE GRANDE"

A Polícia Civil do Pará concedeu entrevista coletiva, nesta quarta-feira (16), na sede da Delegacia-Geral, em Belém, para informar sobre a primeira fase da “Operação Peixe Grande” desencadeada nos municípios de Belém, Marituba e Acará. Durante a entrevista, o delegado-geral Alberto Teixeira explicou que a operação visa investigar denúncias relacionadas a fraudes em processos de licitação para prestação de serviços de coleta de lixo urbano, de lixo hospitalar, de transporte e de assessoria jurídica, assim como apurar desvios de recursos públicos em Acará.

Na primeira fase da operação, quatro pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências, empresas e órgãos da administração pública do município de Acará, entre eles, a sede da Prefeitura Municipal e Secretarias.

Durante o inquérito policial, foram coletados indícios de autoria e materialidade dos crimes, o que possibilitou a Polícia Civil, por meio da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), efetuar diligências com as autorizações judiciais.

Os mandados judiciais resultaram em apreensões de documentos diversos, computadores e até uma arma de fogo e munições. Tudo passará por análises e perícias que podem vir a comprovar um esquema de desvio milionário de verba pública com sérios prejuízos à sociedade.