Polícia Civil encerra peregrinação do 20º Círio da Polícia Civil após missa na Seccional do Guamá e carreata por ruas da capital

 

A Polícia Civil encerrou, nesta sexta-feira, 28/09, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré com uma romaria rodoviária por diversas ruas de Belém. A programação faz parte do 20º Círio da instituição policial em homenagem à padroeira do povo paraense. Uma carreata que saiu da Seccional do Guamá com destino à Delegacia-Geral marcou o encerramento de mais de 30 dias de visitas da imagem da padroeira dos paraenses às Delegacias, Seccionais, Unidades da Segurança Pública e Sindicatos de Policiais Civis. A imagem, que estava na sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), foi levada pela manhã para a Seccional do bairro do Guamá, onde foi recepcionada pelo diretor da Seccional, delegado Daniel Castro.

No auditório da Seccional, foi realizada uma missa com as presenças de policiais civis e servidores administrativos da Unidade Policial. Após a celebração, a carreata saiu da sede da Seccional, na rua Tucunduba, perto do Terminal Rodoviário da Universidade Federal do Pará, e percorreu diversas ruas do bairro, até a Delegacia-Geral, na Avenida Governador Magalhães Barata. Na Delegacia-Geral, muitos fogos de artifício marcaram a chegada da carreata à sede da Polícia Civil, onde a imagem foi entregue pelo delegado Daniel Castro ao delegado-geral Claudio Galeno.

O investigador Luiz Monteiro Junior, coordenador da comissão organizadora do Círio da Polícia Civil, fez a apresentação do novo manto da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré oficial do Círio da Polícia Civil. A imagem com o novo manto foi colocada em uma manjedoura instalada na entrada do bloco C, da Delegacia-Geral, onde vai permanecer durante o período de festividades alusivas ao Círio de Nazaré.

CÍRIO DA POLÍCIA CIVIL No domingo, 30/09, a Polícia Civil vai realizar seu 20º Círio em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A programação terá início por volta de 7 horas da manhã, na Delegacia-Geral, com missa celebrada por Dom Antonio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Logo após o encerramento da missa, terá início a procissão do 20º Círio da Polícia Civil, que vai sair da Delegacia-Geral, na Avenida Governador Magalhães Barata, e seguirá em direção à Travessa Nove de Janeiro, até a Avenida Governador José Malcher, e depois seguirá pela Avenida Generalíssimo Deodoro até a Basílica-Santuário de Nazaré. A procissão vai contar com apoio de escoteiros-mirins, Guarda de Nazaré e banda marcial da PM.