Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de drogas apreendidas ao longo do ano

A Polícia Civil incinerou, nesta quinta-feira (08/11), cerca de 600 quilos de drogas apreendidas ao longo do ano, na capital e interior do Estado, como resultados de operações policiais realizadas pelo Sistema Estadual de Segurança Pública do Pará. A incineração foi realizada, pela manhã, na sede da indústria de cerâmica Rio Maguari, localizada no município de Marituba, na região metropolitana de Belém. As drogas apreendidas foram conduzidas da sede da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) para a indústria, onde foram queimadas nos fornos da cerâmica. O procedimento de incineração foi autorizado pela Justiça.

Do total de drogas destruídas, 400 quilos são de maconha e 200 quilos de cocaína. Foi a seguida queima de 2018. Em maio, mais de meia tonelada de drogas foram destruídas. Ao todo, no ano, foram destruídas mais de uma tonelada de drogas pela Denarc. Segundo o titular da Divisão, delegado Hennison Jacob, ainda há mais drogas apreendidas a serem incineradas no aguardo da autorização judicial.

De acordo com o delegado, a maior parte das drogas incineradas foram resultantes de operações realizadas pela Denarc, na região metropolitana, e outra parte das drogas incineradas foi resultado de operação de policiais civis do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), da região do Baixo Tocantins, em Abaetetuba, realizada em julho deste ano. Nessa operação, em torno de 40 quilos de cocaína foram encontrados em uma embarcação, no porto Palmeiraço, na Cidade Velha, em Belém. Na época, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.