Delegacia do Marco será entregue ainda este ano após reforma

 

Delegacia passou por reformaO Governo do Estado entregará até o final deste ano a Delegacia do Marco, que passou por reforma estrutural completa. Esta é uma das 11 delegacias, em vários municípios paraenses, que passaram por reforma. Só em 2017 foram investidos R$ 2.186.823,41 em melhorias de delegacias, Unidades Integradas Pro Paz e Unidades de Polícia.

As obras na Delegacia do Marco já estão sendo finalizadas, totalizando um investimento de R$ 148.583,83. Segundo Reinaldo Soares, do Setor de Engenharia da Polícia Civil, o prédio da delegacia passou por reforma geral no telhado, e por ser um prédio tombado o serviço estrutural tem que ser realizado com todo o cuidado.

As esquadrias foram refeitas e a rede de informática ganhou tecnologias mais modernas. “Foram 36 dias de obras, com 12 pessoas trabalhando direto para que os trabalhos fossem concluídos, tudo dentro do prazo e com qualidade”, informou o engenheiro. A delegada Leila Freire, que trabalha na Delegacia do Marco há seis anos, contou que o prédio é antigo e estava deteriorado pelo tempo.

Segundo ela, tanto servidores quanto a população eram prejudicados na rotina da unidade policial. “Agora, está confortável e estamos vivendo em outra época, trabalhando melhor, respirando e vivendo melhor. Ganham o servidor e a população”, ressaltou Leila Freire. O prédio tem uma cela para presos temporários – aqueles que só ficam na delegacia durante o procedimento judicial, e depois são encaminhados ao sistema penitenciário. 

Unidades Integradas - O Governo do Pará já inaugurou 64 Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) desde 2011. A meta do Executivo estadual é construir 80 UIPPs em todo o Estado. As próximas a serem inauguradas serão as unidades dos municípios de Água Azul do Norte, Brejo Grande do Araguaia e Gurupá. Até o final do ano, o governo deve chegar à marca de 75 UIPPs entregues. A reestruturação que vem sendo feita na área de segurança pública já registra vários avanços.

A maioria das unidades policiais existentes hoje no Pará foi construída ainda nos anos 1970, e já não oferecia condições para um trabalho digno, comprometendo o desempenho dos servidores e o atendimento à população. As novas UIPPs foram planejadas para atender as necessidades do público dentro da filosofia de integração da segurança pública do Estado, e dispõem de uma estrutura voltada à melhoria da qualidade do trabalho dos servidores.

Investimentos em pessoal - Somente neste ano, mais de 2 mil militares foram promovidos, entre eles 1.714 praças. Em 2016 foram 2.890 militares, dos quais 235 eram oficiais e mais de 2,6 mil eram praças. Já entre 2015 e 2017, mais de 10 mil militares foram capacitados em cursos ou treinamentos. Hoje, a Polícia Militar do Estado do Pará conta com mais de 15 mil homens e mulheres, todos prontos e capacitados para servir à população, além dos mais de 2 mil aprovados no concurso público de 2016, que iniciaram o curso nesta sexta-feira. A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2018 o Pará passe a contar com mais 650 policiais civis. Por Márcio Flexa (Agência Pará/ Governo do Estado).