Disque-Denúncia 181

 

O Disque Denúncia é um importante e inteligente serviço do Sistema de Segurança Pública do Estado no combate à criminalidade e à violência no Pará. Foi criado com o objetivo de funcionar com um elo entre a sociedade e as forças de segurança, buscando a colaboração efetiva da população e a eficácia dos serviços das Polícias Civil e Militar nas ações de prevenção e investigação, em conjunto com as atividades do Sistema de Justiça Criminal.

Por meio do número de telefone 181, o cidadão paraense pode fazer denúncias em todo o Estado e fornecer informações sobre crimes e diversas outras formas de violência, com a garantia do sigilo dos dados registrados e do anonimato do denunciante.  A ligação é gratuita e o atendimento é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ao final da ligação, o cidadão recebe um número de protocolo para que, após 15 dias, possa acompanhar as providências que foram adotadas pela polícia após a denúncia, saber os resultados alcançados a partir da investigação e para acrescentar novas informações se houver. As denúncias recebidas são repassadas para as coordenadorias das Polícias Civil e Militar responsáveis em analisá-las e encaminhá-las para as Unidades de Segurança competentes pela apuração.