Operação Minerva previne e combate crimes no bairro do Marco em Belém

Barreira de fiscalização no trânsito

O Sistema Integrado de Segurança Pública deu início, nesta sexta-feira, 2, a mais uma operação “Minerva”, para atuar na prevenção e combate aos crimes registrados na capital paraense. Desta vez, o alvo foi o bairro do Marco e áreas adjacentes, que receberão, ao longo do final de semana, diversos tipos de ações policiais e sociais. Só no primeiro dia, mais de 17,5 mil mídias “piratas” foram apreendidas, no decorrer da manhã, em áreas de feiras. Um foragido de Justiça foi capturado e apresentado na Delegacia do Marco. O preso é Christian Nazaré Rosa, que está com mandado de prisão preventiva, por envolvimento no assalto a um agente da Polícia Federal, ocorrido há oito anos.

PARA VER MAIS IMAGENS CLIQUE AQUI

A operação conta com barreiras de fiscalização no trânsito realizadas por homens da Polícia Militar e agentes de trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da SEMOB (Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana), da Prefeitura de Belém. Também participam da operação a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) e Delegacia do Marco, Corpo de Bombeiros Militar, Pro Paz, Conselho Tutelar, e Guarda Municipal de Belém (GBEL), e Secretarias Municipais de Economia (Secon), de Saúde/Vigilância Sanitária (Sesma), de Meio-Ambiente (Semma) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Ainda, durante a manhã, as equipes que participam da operação percorreram diversas áreas comerciais no Marco e na Pedreira. Em diversos pontos, em áreas de feira, nos arredores da Avenida Senador Lemos, os policiais civis da DIOE, coordenados pela delegada Rosamalena Abreu, junto com fiscais da Secon, Polícia Militar e Guarda Municipal de Belém, fizeram apreensões de mídias (CDs e DVDs), que eram vendidos de forma ilegal. Todos os produtos foram apreendidos. Uma pessoa, que comercializava o produto, foi conduzida à Delegacia do Marco, para ser feito o procedimento policial por violação do Direito Autoral.

No decorrer do dia, outras barreiras de fiscalização no trânsito foram realizadas em diversas vias dos bairros do Marco e Pedreira. Diversos veículos, como motos, carros, caminhões e vans, foram abordados e fiscalizados, para verificar documentação. Alguns deles, com irregularidades, foram apreendidos. Em outras áreas, a PM e Guarda Municipal fizeram abordagens de pessoas para revista pessoal. Entre as metas da operação estão o combate ao crime de roubo e à letalidade violenta (homicídio e latrocínio), a captura de foragidos, e ainda a manutenção da ordem pública e do respeito ao ordenamento jurídico, com ações ostensivas, preventivas e repressivas de policiamento.

A operação Minerva prossegue até este domingo. A base da concentração da operação é na Delegacia do Marco, situada na Avenida Almirante Barroso, com Travessa Perebebuí. A coordenação da operação é do tenente-coronel Neil Duarte, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), do major PM Adenilson da Cruz Macêdo, subcomandante do 1º BPM, e capitão PM Lerry Soares Teixeira, comandante da 8ª Aisp (Área de Integração de Segurança Pública), que abrange o bairro do Marco.