Polícia Civil resgata 16 galos usados em rinhas de briga em bairros da capital paraense

Galos foram resgatados

 

Local onde ficavam as avesA Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira, 9, os resultados da operação Tacape, deflagrada, no último dia 6, para combater o crime de maus tratos a animais, em Belém. Ao todo, a equipe policial da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA resgatou 16 galos da espécie conhecida como Índio Brasileiro usados em rinhas de briga, nas quais as aves eram forçadas a lutar até a morte de uma delas mediante apostas em dinheiro.

A operação policial foi realizada nos bairros do Guamá e Telégrafo, na capital paraense. Segundo o diretor da DEMA, delegado Luís Xavier, os galos estavam bastante lesionados por causa das brigas às quais eram submetidos. O policial civil explica que dois proprietários dos animais apreendidos foram conduzidos até a sede da DEMA, onde foram autuados por crime de maus tratos previsto no artigo 32, da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Os animais estão apreendidos à disposição da Justiça. O delegado esclarece que práticas criminosas como essa podem ser denunciadas pelo telefone 181, o Disque Denúncia. A ação policial foi realizada pela equipe da DEMA formada pelos delegados Marco Antonio de Oliveira e Luiz Paulo Galrão, e investigadores Bastos, Lourival, Marcelo Tobias, Edelvan e Bonfim, e escrivães Carlos e Ana Lúcia.