Polícia Civil se reúne com órgãos integrantes da rede de atendimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança em Ananindeua

 

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, promoveu, nesta terça-feira (10), reunião com os Conselhos Tutelares dos municípios da Região Metropolitana, para promover a aproximação entre os órgãos integrantes da rede de atendimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança. No encontro, estiveram presentes os coordenadores dos quatro Conselhos Tutelares de Ananindeua, dos dois Conselhos de Marituba, de Benevides e de Santa Bárbara do Pará. A reunião foi presidida pela diretora da DATA de Ananindeua, delegada Joseângela Santos.

Segundo a policial civil, além de promover a aproximação entre os órgãos, a reunião teve como meta apresentar o trabalho desenvolvido pelas equipes policiais da DATA e da Deaca (Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente) de Ananindeua e falar sobre o fluxo de atendimentos realizados pelas Unidades Policiais, sediadas no prédio da Superintendência da Polícia Civil na Região Metropolitana de Belém, na Rodovia Mário Covas, em Ananindeua.

A DATA atua nos casos de atos infracionais por adolescentes em conflito com a Lei e na proteção da criança e adolescente. Já a Deaca é responsável em apurar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Na reunião, houve ainda participação da coordenadora do Núcleo Pro Paz do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, assistentes sociais da DATA de Ananindeua, e delegada Gersica Veiga, titular da Deaca Ananindeua.