Governo do Estado entrega terceira unidade da Usina da Paz, em Marituba

Texto: Paulo Garcia (Seac) / Fotos: Rafaela Silva (PCPA) e  Bruno Cecim (Agência Pará)

Localizada às margens do rio Uriboca, na passagem Bom Sossego com a rua Dez de Janeiro, no município de Marituba, na região Metropolitana de Belém, a Usina da Paz Nova União foi entregue, na manhã deste sábado (19), pelo governador Helder Barbalho. A unidade está preparada para atender a população na segunda-feira (21).

"Hoje é um dia muito importante para a estratégia de pacificação das regiões do Estado que, historicamente, tiveram um índice elevado de criminalidade. Hoje, nós estamos entregando para Marituba esta Usina da Paz, com 36 órgãos de governo que, de maneira transversal, ofertam serviços para transformações sociais desta região, em parceria com o município é com ações que certamente transformam a realidade dessa comunidade”, informou o governador Helder Barbalho.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que “A intenção desse modelo, agora aplicado em Marituba, é ser levado para todas as regiões do Pará e que essa experiência transformadora possa colaborar com o presente, mas acima de tudo, com a construção de um futuro melhor aos paraenses”, concluiu.

Esta é a terceira unidade deste complexo comunitário integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), entregue à população. A primeira foi a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua e a segunda, a UsiPaz Cabanagem, em Belém. O principal objetivo deste aparelho público é a busca do fortalecimento comunitário, resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social.

São mais de 80 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

Durante a entrega, o delegado geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou a importância do projeto e a participação da instituição. “

“Neste projeto a Polícia Civil é integrante. Aqui vamos emitir carteiras de identidade. Também vamos ter assistente social pra dar orientação às demandas que chegarem aqui. No entorno da usina, nossos servidores estão qualificados para atender as demandas e direcionarem para onde serão tomadas as providências legais. Este é um projeto maravilhoso por trazer jovens, dando a eles perspectivas e possibilidade de uma vida melhor.” destacou o delegado geral. 

Segurança - Um dos fatores essenciais para a execução das ações de cidadania do TerPaz em Marituba, foram os avanços progressivos da área de segurança realizados desde a implantação do programa. A criminalidade no município vem apresentando redução desde janeiro de 2019. Redução de 92% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), considerando o período de 01 de janeiro a 06 de março, dos anos de 2022 e 2018, onde foram computados 02 e 25 casos, respectivamente.

Modernidade - O projeto desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo se adapta às características climáticas da região amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com iluminação e ventilação natural. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.

Pensado dentro de conceito de sustentabilidade, a usina dispõe de estações de tratamento de esgoto e, dentro da política de neutralização das emissões de carbono geradas durante a fase de construção, a Vale efetuou o plantio de 428 mudas de árvores na unidade.

O prédio da Assistência tem um total de 25 salas, já o prédio da Usina conta com 37. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar.

Parceria - As obras da UsiPaz Nova União foram realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. Durante o período de obras, foram gerados 130 postos de trabalho.