Governo do Estado entrega a Unidade Integrada de Polícia da Vila Taboca, em São Félix do Xingu

O Governo do Estado entregou, na manhã desta sexta-feira (8), a nova Unidade Integrada de Polícia (UIP) da Vila Taboca, distrito localizado a 100 quilômetros da sede do município de São Félix do Xingu, região sudeste do Pará. A nova unidade tem estrutura e conforto para garantir melhores condições de trabalho aos servidores de segurança pública e ao atendimento à população. 

Durante a entrega da nova unidade, o governador do Estado, Helder Barbalho, falou sobre a importância da obra para a população.

“Hoje é um dia muito importante com a entrega desta Unidade Integrada de Polícia, reforçando a estratégia de segurança na região do distrito da Taboca, para que nós possamos ter presença e ostensividade policial, garantindo paz e segurança para nossa população. São Félix é um dos maiores municípios do mundo, com a proximidade do tamanho de Portugal, por isso o Estado olha pelo centro da cidade, mas também tem a visão da necessidade de chegar com serviços nos distritos mais distantes, garantindo presença próxima de onde as pessoas moram” - Helder Barbalho. 

O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, também falou sobre o papel fundamental da nova unidade no fortalecimento da segurança na região. “Estamos entregando esta unidade integrada das polícias civil e militar, que, junto aos outros órgãos de segurança, vão poder dar uma demonstração mais firme e contundente, mostrando a presença do Estado na região. Aqui, além de todos os procedimentos policiais, também vamos implantar a emissão de RG, para facilitar o acesso à cidadania no município. Esta é a orientação do Governo, que cada vez mais a segurança pública se fortaleça, levando aos cidadãos a segurança e a tranquilidade que eles merecem”, destacou o delegado-geral, que também ressaltou o processo de formação de 1.088 novos policiais civis que, em breve, vão reforçar o efetivo da instituição em todo o Estado.  

Para o delegado Hennison Jacob, Diretor de Polícia do Interior da Polícia Civil, a nova unidade integrada é mais um avanço da segurança pública no Pará. “Taboca é um distrito que precisava de um efetivo policial para demandar os anseios da população.” afirmou.

NOVA UNIDADE

A construção da nova UIP contou com investimento de R$ 2,6 milhões, do Fundo de Investimento de Segurança Pública (Fisp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

A nova unidade conta com salas exclusivas para as Polícias Civil e Militar, sala para atendimento de ocorrências, salas para delegados, diretores, investigadores e escrivães, além de cartório, espaço para custódia masculina e também para mulheres e adolescentes. A UIP também conta com espaço para mediação de conflitos e sala de estar, além de alojamentos para os servidores das Polícias Civil e Militar.

MAIS SEGURANÇA

Para os moradores do distrito de Taboca, a entrega da nova unidade representa mais segurança e tranquilidade para quem vive no local. 

O comerciante Wendel Lima mora há 21 anos no local. Ele afirma que “a nova unidade vai trazer segurança para a população. Vão diminuir os roubos e aumentar a segurança, principalmente, no nosso comércio. Antes, para qualquer serviço policial, a gente precisava ir até a sede de São Félix. Agora vai facilitar com a equipe policial aqui perto da gente.” disse.

Já o empresário Edvan Santos falou sobre a espera pela nova unidade, “Há muitos anos a gente tava precisando de uma delegacia desse porte aqui. Já aconteceram muitas coisas erradas aqui. O reforço policial, agora, vai melhorar muito. Com certeza vamos nos sentir mais seguros.”