Polícia Civil já conta com nova Unidade Integrada de Polícia no município de Igarapé-Açu

Nova Unidade Policial de Igarapé-Açu

O governador Simão Jatene assinou nesta quinta-feira (5) ordem de serviço e convênios que preveem investimentos de R$ 3,7 milhões no município de Igarapé-Açu, região nordeste paraense. Em visita ao município, Jatene vistoriou as obras de construção da ponte do rio Livramento e o asfaltamento da rodovia PA-242, no trecho Igarapé-Açú/ Livramento/ Nova Timboteua, que deverão ser entregues à população no fim deste mês. A ponte está sendo totalmente recuperada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), com recursos estaduais no valor global de R$ 3,1 milhões. Segundo o titular da Setran, Eduardo Carneiro, além da ponte, a caixa d’água que fica próxima também será reformada, e outra ponte será construída no Livramento para permitir a via dupla de veículos. “O governo já asfaltou 28 quilômetros do trecho que liga Nova Timboteua a Peixe-Boi, e vai entregar o novo trecho, que corresponde a 23 quilômetros”, afirmou, informando que os investimentos totais na pavimentação asfáltica chegam a R$ 41 milhões.

Inauguração da Unidade PolicialEm Igarapé-Açu, Simão Jatene inaugurou a Unidade Integrada de Polícia e uma agência do Instituto de Assistência aos Servidores do Pará (Iasep). A Unidade Integrada de Polícia de Igarapé-Açu é a primeira a ser entregue com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) integrado aos serviços das Polícias Militar e Civil. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, até o fim deste ano, o governo deverá entregar 40 unidades em todas as regiões do Estado. “Esta é a 19ª a ser inaugurada, e até o fim deste semestre mais oito deverão ser entregues”, informou. O Iasep também está descentralizando os serviços no interior.

A presidente do instituto, Iris Gama, informou que a agência entregue no município é a 12ª a ser inaugurada. “Mais 17 estão sendo construídas”, frisou, revelando que o Iasep tem 247 mil segurados em todo o Estado. Avanço – Ao vistoriar as obras, o governador destacou a importância delas para o desenvolvimento da região. “A retirada da estrada de ferro foi um impacto negativo muito grande para essa região. Reconstruir essa ponte é o resgate da história e da memória, além de zerar uma dívida com o município que já foi o maior produtor de pimenta do reino do Estado”, destacou Jatene. A estrada, segundo o governador, também devolverá a autoestima aos moradores do município, porque garantirá um futuro digno a toda a população. Quanto à ordem de serviço e os convênios assinados, Jatene lembrou que o governo é apenas a ferramenta ao investir em obras e serviços, pois “é o povo que paga as obras com os impostos”.

Governador Jatene durante a inauguração

Com a ordem de serviço e os convênios, Igarapé-Açu ganhará um ginásio poliesportivo com investimentos de R$ 1 milhão; asfalto de oito quilômetros na cidade, no valor de R$ 2,3 milhões, e uma praça de alimentação de R$ 362 mil. Ainda no município, Simão Jatene entregou Cred Cidadão – programa de microcrédito do governo que dá oportunidade a microempreendedores – a onze mototaxistas.

A prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Uesugi, agradeceu ao governador pelos benefícios entregues à população, informando que as obras representam o desenvolvimento e os serviços, mais dignidade para os moradores do município.

Participaram da programação o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda; o vice-governador Helenilson Pontes; os deputados estaduais José Megale e Junior Hage; o deputado federal Zequinha Marinho, e os prefeitos de Bujaru, Magalhães Barata, Santa Luzia do Pará, Maracanã, Ourém, São Francisco do Pará, Nova Timboteua e Santa Maria do Pará. Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação.