A Importância do Controle Patrimonial no Processo de Convergência, As Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCAS)

Autor:
Marco Antonio da Silva Freitas, técnico em gestão pública da Polícia Civil do Estado do Pará e Gerente financeiro do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano

Mula Viciada: Desfecho Violento no Mundo das Drogas

O delegado discorre neste artigo sobre a questão do tráfico de drogas ilegais. Ele aborda um caso registrado, na Delegacia do Benguí, em Belém, sobre o assassinato de uma usuária de entorpecentes que também atuava como “mula” – responsável em levar a droga desde o fornecedor até o destinatário. No trabalho, a questão do tráfico de drogas é tratada como fator que gera a degradação humana e que expõe as pessoas envolvidas neste tipo de crime a outras formas de violência.

Delegado da Polícia Civil do Pará, Bragmar Dias dos Santos

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E A EFETIVIDADE DAS LEIS AMBIENTAIS Um estudo de caso sobre os Rios Murucupi e Pará

O propósito deste estudo é fazer uma abordagem crítica acerca dos aspectos relacionados ao uso dos recursos hídricos e aos crimes de poluição em nosso Estado, sobretudo em relação às principais disposições do Decreto nº 24.643, de 10.07.34, o denominado Código das Águas; Lei nº 9.433/97, que dispõe sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, a efetividade da Lei nº 9.605/98, dos Crimes Ambientais (em seus aspectos de responsabilidade penal) e da Lei n.

Marcos Antônio de Queiroz Lemos - Delegado da Polícia Civil do Pará

Direitos Animais ou Direitos dos Animais: Uma Reflexão Para a Bioética

Este artigo analisa sob a ótica da legislação internacional e nacional, o direito dos animais não humanos, instigando uma maior conscientização sobre os maus-tratos por eles sofridos, seja em experimentos de laboratórios para fins científicos ou da indústria de cosméticos, seja no ambiente doméstico ou para fins de utilização em rinhas. Nesse contexto a temática relacionada aos maus-tratos aos animais está presente no nosso cotidiano.

Marcos Antônio de Queiroz Lemos - Delegado da Polícia Civil do Pará